Entorpecente – Aumenta uso de drogas no Sertão de Pernambuco

Publicado no Diário Oficial do Estado (D.O.E.) em 29/09/2011.

Clique na imagem para vê-la em seu tamanho originalOs prejuízos causados pelos entorpecentes voltaram a ser abordados, desta vez, no discurso que o deputado Adalto Santos (PSB) proferiu, ontem, na tribuna. “O número de viciados, no Sertão pernambucano, supera o de alcoólatras”, lamentou.

De acordo com o parlamentar, o Ministério da Saúde estima que cerca de 2% da população brasileira seja dependente química.

“O número é assustador: 3,9 milhões de pessoas, sendo 180 mil pernambucanos”.

No decorrer dos anos, vemos que o mal avança. Uma reportagem do Estado de São Paulo alerta o fato de o crack, a maconha e a cocaína estarem presentes em Pernambuco de maneira maciça. Pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz identifica o problema em cidades como Floresta, Petrolândia, Belém do São Francisco e Itacuruba.

O texto atesta que muitos dos viciados são capazes de roubar e matar para obter o crack. Constata, ainda, que, onde existem drogas há armas. “Precisamos combater duramente a ação do tráfico e, acima de tudo, conscientizar a sociedade de que o mal deve ser combatido em cada família”, declarou Santos.