Adalto Santos visita Fundação Altino Ventura

O deputado estadual Adalto Santos visitou, manhã desta segunda feira (28/09), as instalações e acompanhou as obras de construção da sede própria da Fundação Altino Ventura (FAV) no Bairro da Iputinga, Zona Oeste do Recife. A primeira parte da unidade da FAV na Iputinga foi inaugurada em 2014. A entidade filantrópica de tratamento oftalmológico também funciona em prédios alugados no bairro da Boa Vista, no Centro do Recife. No primeiro módulo, funciona o Centro Especializado em Reabilitação Menina dos Olhos – CER IV que atende pessoas com deficiência física e auditiva, intelectual e visual. Em 2019, foram realizados 164 mil procedimentos médicos e terapêuticos pacientes neste local.

A construção e finalização da sede própria, um sonho antigo da Fundação Altino Ventura, está para se cumprir em breve. O início da obra ocorreu em junho de 2019 e tem previsão de inauguração para fevereiro de 2021. A moderna estrutura da sede (14.728 m²) fará parte de um complexo hospitalar. Quando concluída a obra ocupará uma área total de 19.992 m², e contará com o Hospital e Centro Diagnóstico, o Centro Especializado em Reabilitação – CER IV e o Centro de Fisioterapia Aquática e Multissensorial.

O Hospital e Centro Diagnóstico disponibilizará à população serviços clínicos e cirúrgicos, contando com centro cirúrgico (16 salas cirúrgicas), salas de cuidados pré-operatórios, salas de cuidados anestésicos e recuperação, leitos hospitalares para internação, além de mais de 30 consultórios. Além desses, o serviço contará com infraestrutura completa para ensino e pesquisa, e um memorial, com rico acervo da história da FAV. A Fundação Altino Ventura irá dobrar sua capacidade instalada de atendimento, podendo atingir 70 mil procedimentos oftalmológicos mensais. Isso tornará a Fundação o maior centro de oftalmologia do Sistema Único de Saúde no Brasil.

Para o deputado Adalto Santos, a Fundação Altino Ventura realiza um excelente trabalho atendendo pacientes de todo o estado. “A estrutura  e obras que estamos visitando hoje é muito bem organizada e planejada. Um verdadeiro Centro Especializado em atendimento para o povo pernambucano”, afirma o deputado.

Com a finalidade de cooperar com a saúde no estado, desde o ano de 2011, o deputado Adalto Santos destina emendas parlamentares para a Fundação Altino Ventura que somados os valores equivalem a cerca de 425 mil reais. O deputado também afirmou que destinará novos valores na próxima abertura de emendas para continuar o apoio aos trabalhos e serviços da FAV. As emendas parlamentares correspondem a uma parcela do orçamento estadual destinada pelos deputados para ações nos municípios, em áreas como: saúde, infraestrutura, segurança pública e assistência social. Os valores podem ir para prefeituras, secretarias ou até mesmo órgãos da administração pública. 

Na visita de hoje, o deputado Adalto Santos foi recebido pelo Dr. Marcelo Ventura que é Co-fundador e Presidente da Fundação Altino Ventura e o Dr. José Vieira, Assessor da Presidência da FAV.

Criada em 13 de outubro de 1986, a Fundação Altino Ventura é uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos. Tem como missão prestar assistência à saúde ocular, reabilitar pessoas com deficiência auditiva, física e intelectual da população de baixa renda e, ainda, fomentar o ensino e a pesquisa científica. Desde 1992, é credenciada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para prestação de serviços médicos especializados, atendendo pacientes de todo Norte e Nordeste do país. A FAV é classificada pelo Ministério da Saúde como Unidade de Referência em Oftalmologia.