Deputado Adalto Santos

Deputado solicita respostas ao Governo do Estado sobre PE 75 que liga Goiana a Itambé

As obras de recuperação da rodovia estadual PE-75, importante ponto de escoamento da produção agropecuária da Zona da Mata Norte de Pernambuco e do polo industrial automotivo ali instalado, foram autorizadas em 2016, mas ainda não foram concluídas.

A obra contempla o trecho de 39 km de extensão que liga o município de Goiana ao distrito de Ibiranga, em Itambé, beneficiando também a sede deste município, afeta diretamente cerca de 115 mil habitantes da região.

O município de Goiana é um dos maiores centros comerciais do estado, produzindo cimento, embalagens de papelão, açúcar, entre outros. Por essa razão a estrada tem um movimento intenso de veículos pesados, como carretas e caminhões. Tendo em vista a necessidade de transportar os produtos e matérias primas, é de extrema importância a requalificação asfáltica naquela rodovia.

Através de indicação publicada em Diário Oficial, número 780/2019 e recente pedido de respostas a Secretaria de Infraestrutura, ao Departamento de Estradas de Rodagens de Pernambuco (DER-PE) e ao Governo do Estado, o deputado Adalto Santos solicitou a conclusão das obras de requalificação na PE-75, que vai da entrada da PE-62, em Goiana, até a entrada da PE-82, em Ibiranga, com 39,7 quilômetros de extensão.

Atendendo a solicitação do deputado, a Secretaria de Infraestrutura do Governo do Estado e o Departamento de Estradas e Rodagem (DER) enviaram a resposta abaixo:

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) informa que a obra de requalificação da PE-75, que vai da entrada da PE-62, em Goiana, até a entrada da PE-82, em Ibiranga, com 39,7 quilômetros de extensão, é uma das prioridades do Governo do Estado. O órgão explica que o projeto necessário para a execução das obras foi concluído e que, no momento, está em elaboração o edital para contratação da empresa responsável pelas intervenções. A previsão é a de que as obras sejam iniciadas no segundo semestre deste ano.

O deputado Adalto acredita que o Governo de Pernambuco fará esforços para buscar uma solução ao caso acima mencionado, melhorando a qualidade da malha viária e a prestação do serviço público estadual de mobilidade e segurança para população.