Solicitação para distribuição de máscaras gratuitas nos terminais de ônibus e metrô

A Organização Mundial de Saúde (OMS), através do guia técnico “Advice on the use of masks in the context of COVID-19” (Recomendação sobre o uso de máscaras no contexto da COVID-19) emitido no dia 6 de abril, recomendou o uso de máscaras à população em geral, como medida destinada a diminuir o risco de contaminação.

Tendo seguido a recomendação da OMS, O Governo do Estado através do Decreto 48969 de 23 de abril de 2020, em seu Artigo 1º estabeleceu a recomendação do uso da máscara, mesmo que artesanal, pela população em geral, no território do Estado de Pernambuco pelas pessoas que tenham de sair de casa e circular pelas vias públicas para exercer atividades ou adquirir produtos ou serviços essenciais, inclusive quando se utilizem do transporte público ao longo do período de pandemia.

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) a população estimada de Pernambuco é de 210.147.125 habitantes e muitos pernambucanos dependem do transporte público para se locomover diariamente aos seus trabalhos, apesar das medidas de isolamento social, o que expõe essas pessoas ao risco do contágio. 

Foto: Governo de Pernambuco/Divulgação

O deputado Adalto Santos solicitou, através de indicação publicada em Diário Oficial, número 3816/2020, a distribuição gratuita de máscaras nos terminais de transporte público aos usuários de ônibus e metrô.

O Grande Recife Consórcio de Transporte iniciou, no dia 11 de maio, a distribuição de 30 mil máscaras de tecidos aos usuários das linhas mais movimentadas dos terminais Integrados Joana Bezerra, Pelópidas Silveira, Macaxeira, Camaragibe e Cajueiro Seco. A ação é uma medida de combate à proliferação do novo coronavírus no transporte público de passageiros da Região Metropolitana do Recife (RMR).

Cada usuário receberá duas máscaras de tecido, que são reutilizáveis, como parte de um kit que também contém folder educativo com instruções de como usar e lavar o acessório de proteção individual. Além de informações sobre higienização, conforme as medidas sanitárias de prevenção para minimizar a transmissão do vírus.

Foto: Leandro de Santana / DP Foto

A CBTU Recife também distribuiu máscaras descartáveis para os passageiros que circulam diariamente pelo metrô da cidade. Mil máscaras são entregues diariamente, sendo metade dessas distribuídas pela manhã e a outra metade durante a tarde e a noite, seguindo o funcionamento do metrô. Cada passageiro que circula pela estação Recife tem direito a uma máscara e pode buscar o EPI em um stand localizado na saída do local.

Para o deputado Adalto, a distribuição gratuita desse material de proteção nos terminais de transporte público aos usuários de ônibus e metrô é de extrema importância, tendo em vista que estes locais ainda estão sujeitos a aglomeração de pessoas mesmo diante da necessidade de isolamento social.